segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VIVER A VIDA / PARCERIA COM NASF

O NASF ( Núcleo de Apoio a Saúde da Família), desenvolveu no início deste ano letivo em nossa Instituição de Ensino, um Projeto sobre Drogas.
O projeto teve apoio de Psicólogos, enfermeiros, Assistente Social, e Grupo de Alcoólicos Anônimos. Ele surgiu a partir da preocupação das pessoas da área de saúde com o alto índice de pessoas dependentes, e da necessidade de informar os adolescentes sobre as drogas e seus malefícios.
Após a intervenção do NASF, demos continuidade ao trabalho com o projeto VIVER A VIDA!



PROJETO VIVER A VIDA

JUSTIFICATIVA:
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples. Não só existem variados tipos de drogas, mas também são diferentes os efeitos por elas produzidos e a adolescência - período marcado por mudanças e curiosidades sobre um mundo que existe além da família - representa um momento especial no qual a droga exerce forte atrativo.
O projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre as drogas, de trocar e adquirir informações sobre o assunto. É importante informar o aluno sobre os malefícios do vício. A adolescência é um momento em que a pessoa enfrenta limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso.
Faz-se necessário portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e conseqüências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físico, psíquico e social. O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.

OBJETIVOS:
- Incentivar e desenvolver o gosto por uma vida saudável;
- Incentivar a auto-estima,
- A prevenção e a conscientização.
- Diagnosticar o índice de pessoas - jovens e adultos - envolvidas com drogas.
- Conhecer a situação real, as dificuldades e os recursos disponíveis.
- Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.
- Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.
- Desenvolver a espontaneidade e a auto-estima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.
- Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.
- Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas..
- Repensar sua atitude diante da questão das drogas.
- Conscientizá-los de que o fumo e a bebida alcoólica constituem drogas perigosas e o professor é sempre um exemplo para os alunos.
- Facilitar a percepção do grupo acerca de mitos e preconceitos na questão das drogas.
- Sensibilizá-los para a participação direta nas atividades de prevenção ao uso indevido de drogas.
ESTRATÉGIAS:
- Promover palestras educativas com especialistas atendendo às necessidades dos alunos e da comunidade;
-Promover ações para orientar a comunidade e a escola para o que leva a uma melhor qualidade de vida;
- Relatórios
- Confecção de murais com base nas pesquisas feitas, contendo informações sobre os diversos tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências maléficas à vida.
- Criação e apresentação de peças teatrais.
- Cinema - Filmes que abordem o narcotráfico - O tráfico de drogas
- Promover debates, tirar as dúvidas da comunidade sobre efeito das drogas lícitas e ilícitas;
- Observar como a educação, no tocante ao uso de drogas, pode acompanhar a vida toda, pois até entre os idosos estão crescendo os problemas a ele associados, notadamente, em relação ao álcool e a certos medicamentos.
- As classes envolvidas trabalharão individualmente e em grupos para pesquisas e debates.
- Utilização intensiva do Laboratório de Informática para a execução de cartazes, murais elaboração de vídeos e pesquisas.
- Utilização de filmes, vídeos e outros recursos tecnológicos como a Internet para promover através de pesquisa, a orientação, a prevenção e a conscientização contra o uso abusivo de drogas.
- Entrevistas com pessoas da comunidade sobre possíveis soluções para o problema, registro com filmagem;
- Questionários com os pais;
- Observações da realidade da comunidade e registro através de relato;
- Conversas informais com os pais sobre a temática;
- Leitura de documentos já existentes
- Pesquisas

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Filmes para máquinas fotográficas.
- Microfone.
- Videocassete.
- Tinta para impressora.
- Papel, cartolina, tesoura, fita crepe cola,
- Gravador
- Disquetes
- Data Schow

RECURSOS HUMANOS:
- Psicólogos
- Médicos
- Membros da PM e do Conselho Tutelar.
- Enfermeiros
- Familiares dos alunos
-Professores
- Alcoólicos Anônimos
- Assistente Social
- NASF
CRONOGRAMA: Primeiro Semestre de 2011
CULMINÂNCIA:
Apresentação para o NASF e para todos os alunos da escola, com teatro, músicas, confecção de murais, varal de poesia, edição de vídeos, entrevistas, depoimento de alunos e outros.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá acontecer durante todo o processo de realização do projeto, através da observação dos professores. Durante o desenvolvimento dos trabalhos é importante que o professor esteja presente para interagir com o processo de trabalho dos alunos, diagnosticando diferenças e conquistas, proporcionando uma análise das etapas do projeto. Os professores deverão encorajar os participantes do projeto a dizerem "NÃO" a qualquer espécie de droga. Na conclusão final o professor deverá propor uma avaliação geral de todo o processo.
RESULTADOS ESPERADOS:
Com este projeto, esperamos que os alunos tornem-se mais conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e realização: a saúde.








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