quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A POESIA...


A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, descobrir novas ressonâncias, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são actividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita" in Brochura do Plano Nacional de Leitura

Falando da minha Rua

Lá no mercado Pôr-do-Sol
Tem muito sol...
Bem quente muito quente
Dá uma vontade de comer
Cachorro – quente

O salão é azul
O sol é amarelo
Lá na minha escola
Todo mundo come
Machimelo

Na Vice-Verso
Eu faço um verso
No verso eu uso
O resto do verso

Bianca Heloise/ 4º ANO II
Profª Sonia


Falando da minha Rua

Fui ao cabeleireiro
e encontrei um barbeiro
Fui ao Pôr-do-Sol
e comprei um guarda-sol
Fui na locadora
e ganhei uma filmadora
Fui ao Jóia
e comprei uma jóia.

Bruno Rafael/ 4º ANO II
Profª Sonia


Falando da minha Rua

O passeio
Eu fui passear
Num lindo dia de sol
E abri meu guarda-sol
A nuvem azul estava bem fofinha
E vagava bem sozinha
Foi quando vi um poste
Que tinha uma aranha
Bem grande e forte.
Levei um susto
Meu coração quase parou
Mas logo me acalmei
Pois cheirei uma linda flor!

Paulo Fulle/ 4º ANO II
Profª Sonia



Sol

Sol lembra calor,
que lembra praia,
que lembra onde,
que lembra banho,
que lembra verão,
que lembra sorvete,
que lembra alegria,
que lembra surpresa,
que lembra natal,
que lembra presentes,
que lembra luz,
que lembra paisagem,
que lembra plantas,
que lembra bem estar,
que lembra natureza,
que lembra protestar,
que lembra creme,
que lembra pele,
que lembra o corpo,
que lembra vida,
que lembra amor,
que lembra amizade,
que lembra amigos,
que lembra brinquedos,
que lembra diversão,
que lembra família,
que lembra união,
que lembra compartilhar,
que lembra dividir bens,
que lembra ajudar,
que lembra trabalhar,
que lembra executar,
que lembra cumprir algo.

Vitor, Suani e Gabriela/ 4º ANO II
Profª Sonia



Nenhum comentário: